O que é o Abril Azul?
Na verdade, o Abril Azul tem dois significados diferentes, em Portugal (e em muitos países do mundo), e no Brasil. Em muitos países, entre eles Portugal, Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância. No Brasil, é o Mês da Conscientização para o Autismo. Vamos entender um pouco melhor os significados atribuidos a este mês.
O Movimento do Laço Azul
Em 1989, uma avó norte-americana, de seu nome Bonnie W. Finney, soube que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos pelos seus pais. As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo. Um dos meninos acabaria por morrer, em consequência das agressões. Como forma de lidar com a sua dor, Bonnie atou um laço azul à antena do seu carro.
A avó Bonnie escolheu o azul por um motivo: o azul representa os corpos magoados e repletos de nódoas negras dos seus dois netos. Isto acabou por se tornar um símbolo de alerta para a luta na protecção das crianças contra os maus-tratos.
O movimento iniciado por esta avó acabou por ganhar relevância a nível mundial, por enfatizar a importância da preocupação que cada cidadão pode ter no despertar das consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças, agindo na prevenção, promoção e protecção dos seus direitos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), caracteriza como “abusos ou maus-tratos às crianças, todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos actuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.
O que são maus-tratos?
Existe uma multiplicidade de situações que resultam na prática de maus-tratos, nomeadamente:
- Negligência: Incapacidade de proporcionar à criança ou jovem a satisfação de necessidades básicas de alimentação, afecto, saúde, higiene, ou educação, indispensáveis para o seu crescimento e desenvolvimento;
- Mau-trato físico: Resulta de qualquer acção não acidental, isolada ou repetida, infligida por pais, cuidadores ou outros com responsabilidades face à criança ou jovem, a qual provoque ou possa vir a provocar, dano físico;
- Mau-trato psicológico/emocional: Resulta da privação de um ambiente de segurança, de bem-estar afectivo indispensável ao crescimento, desenvolvimento e comportamento equilibrados da criança/jovem;
- Abuso sexual: Corresponde ao envolvimento de uma criança ou adolescente em actividade cuja finalidade visa a satisfação sexual de um adulto ou outra pessoa mais velha.
Abril Azul: para repensar o que sabemos sobre o autismo
No Brasil, o Abril Azul tem um significado diferente. Dia 2 de abril foi instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas, como o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Há pouco mais de três décadas atrás, pouco se falava de autismo e poucos eram os autistas, tanto que foi apenas em 1993 o autismo passou a ser considerado na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (CID-OMS).
Actualmente, a realizade é bem diferente, e o nosso conhecimento sobre o que é o Autismo é muito maior, e cada dia novos dados sobre esta situação são descobertos e divulgados.
TEA: Transtorno do Espectro do Autismo
O autismo, aliás, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não existe um “tipo” de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.
De tal forma o autismo é abragente que se utiliza o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois nunca tiveram diagnóstico.
Em conclusão
Abril Azul faz todo o sentido: seja pela importância de alertar para os maus-tratos na infância, seja pela tomada de consciência relativamente ao autismo. Qual o motivo que fez o Brasil optar por celebrar o seu Abril Azul de forma diferente de outros países, entre eles Portugal? Não sei. Na verdade, isso nem é o mais importante. O que importa é sensibilizar as populações para os problemas importantes.
A Sementes d’Amor é um Espaço de Saúde, Terapias e Desnevolvimento Pessoal. Estamos em São Domingos de Rana, bem perto de cascais, Oeiras e Carcavelos. Entre as nossa valências, oferecemos apoio a crianças e jovens, nas áreas da Psicologia, Psicomotricidade, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional ou até em Yoga, Mindfulness e Meditação. Ligue-nos: 966 683 273. Estamos aqui para ajudar!