Massagem | Terapias

Conheça 5 benefícios da massagem terapêutica

Cinco benefícios da massagem terapêutica

Antes de mais… O que é a massagem?

A massagem é uma forma de terapia manual, exercida por um massoterapeuta sobre uma outra pessoa, para a promoção da saúde e/ou do bem-estar, geral ou localizado. Ela abrange várias técnicas e procedimentos, como sejam pressionar, esfregar, manipular a pele, músculos, tendões e ligamentos do corpo. Os movimentos empregues poderão variar com o propósito obtido, e podem ser de vários tipos, que vão desde um toque suave à pressão profunda. Existem dezenas, ou talvez centenas de diferentes tipos de massagem. Decerto já experimentou alguma delas.

Entre os tipos de massagem mais comuns temos:

  • Massagem Sueca. Também conhecida como massagem clássica, é uma forma suave de massagem que faz uso de movimentos circulares profundos, vibrações e batidas, a fim de realizar algum relaxamento e ter um papel energizante no corpo. Muitas massagens de relaxamento praticadas hoje no Ocidente têm a sua origem na massagem Sueca.
  • Massagem desportiva. É semelhante à massagem sueca, mas foi pensada e adaptada para os praticantes de exercícios desportivos, para os ajudar a prevenir ou tratar lesões.
  • Massagem Tui-Na. É um dos pilares da medicina tradicional chinesa juntamente com a acupunctura e a medicina alternativa. É praticada na China há mais de 4 mil anos. É uma prática vigorosa: “Tui” significa empurrar e “Na” significa segurar com força. O terapeuta usa as diferentes partes das mãos directamente sobre os meridianos, pontos e outras partes do corpo, usando múltiplas técnicas de massagem. Este método terapêutico, que se pratica no exterior do corpo e produz efeito no interior do mesmo, contribui para a desobstrução dos meridianos, promove a circulação da energia e do sangue, regula as funções dos órgãos internos e lubrifica os tendões e ossos.
  • Massagem Shiatsu. A palavra Shiatsu significa “pressão com os dedos”. A terapia é oriunda do Japão e é popularmente conhecida como massagem oriental. A prática associa as técnicas manuais japonesas, de pressão dos meridianos do corpo através dos dedos, com o conhecimento baseado na medicina chinesa, dos pontos de acupuntura sensíveis ao toque. Esses pontos, ao serem estimulados, proporcionam uma sensação de conforto e tranquilidade, tanto interna quanto externamente. O objetivo é trabalhar o bem-estar de uma pessoa, a chamada “felicidade interior”.
  • Drenagem linfática. A drenagem é uma técnica que auxilia o processo natural de drenagem da linfa, liquido que está espalhado pelo nosso corpo. A drenagem linfática manual usa movimentos finos, suaves e superficiais, cuja função é drenar os líquidos excedentes que extravasaram das células, permitindo a livre evacuação de toxinas e dejectos metabólicos presentes em várias partes do corpo. É utilizada principalmente por mulheres que procuram reduzir peso de forma saudável.

Que benefícios pode trazer a massagem para a sua saúde?

A massagem terapêutica é um método de tratamento que tem sido cada vez mais procurado na área dos cuidados de saúde. Em tempos, era vista como uma segunda opção, com uma abordagem periférica e acessória, mas hoje já não é bem assim. Na actualidade, a massagem terapêutica já é considerada uma forma de tratamento padrão para diversas situações de saúde. Utilizam-se em muitos casos protocolos de tratamento com massagem. Este tipo de tratamento inclui técnicas práticas para construir a circulação, pressão calma, diminuir o stress, aliviar a ansiedade, melhorar o sono e promover o relaxamento por todo o corpo, entre outros benefícios. As regiões e tecidos do corpo mais beneficiadas por uma massagem geralmente são os músculos, ligamentos e tecidos.

Vamos conhecer alguns dos benefícios mais comuns da massagem terapêutica. Confira aqui cinco benefícios da massagem para a saúde:

  1. A massagem terapêutica é relaxante. Quando o seu corpo está tenso e sob pressão, produz uma maior quantidade da hormona cortisol, aquela que é conhecida como “hormona do stresse”, que pode induzir aumento de peso, inquietação, problemas relacionados com o estômago e dores de cabeça. Vários estudos médicos reconhecem a utilidade da massagem terapêutica na redução do nível de cortisol no corpo. Isso ajuda o corpo a entrar em um modo de recuperação. Além disso, a massagem terapêutica melhora os sentimentos prolongados de relaxamento, melhorado humor, e reduz os níveis de stresse, entre muitos outros benefícios essenciais.
  2. A massagem estimula o relaxamento muscular. Um dos principais objectivos da massagem terapêutica é concentrar-se primariamente nas fonte de dores no corpo através do alívio dos músculos tensos, com consequente aumento da flexibilidade, proporcionando relaxamento para os músculos e para o corpo em geral. Além disso, a massagem terapêutica melhora a circulação para os músculos, que beneficiam de um aumento da taxa de fornecimento de nutrientes e de oxigénio.
  3. A massagem melhora o alívio da dor crónica. As pessoas que sofrem de dor crónica, com diversas condições como sejam artrite, fibromialgia, problemas discais ou de articulações degenerativas podem sentir-se bastante aliviadas após sessões de massagem terapêutica.
  4. A massagem promove o alívio da dor muscular. Você sofre de dores musculares? Se sim, então massagem terapêutica pode ser de grande ajuda. Além disso, a massagem aumenta a circulação, e também ajuda a melhorar a taxa em que o sangue e os nutrientes fluem para os músculos. Semelhante à maneira como você esfrega o cotovelo quando bate numa superfície dura, ele pode ajudar a obter alívio da dor. Baseado em um relatório recente publicado nos Anais da Medicina Interna, descobriu-se que os benefícios da massagem terapêutica são tão eficazes quanto outros métodos de tratamento de dor nas costas severa.
  5. A massagem melhora o sono. O benefício da massagem não se limita apenas ao sono repousante; além disso, ajuda as pessoas que acham difícil descansar. Promove o relaxamento e o sono para indivíduos submetidos a quimioterapia ou radioterapia. Além disso, a massagem ajuda os bebés a dormir mais, chorar menos.

A massagem terapêutica pode ser útil para prevenir, diminuir ou até ajudar a tratar diversas situações e doenças. Você tem uma dor que simplesmente é insuportável? Pode muito bem sentir um alívio com uma massagem terapêutica! Vamos ver alguns exemplos de situações em que a aplicação de massagem é benéfica, devidamente comprovados por estudos médicos:

  • A massagem é de grande ajuda a indivíduos que sofrem de fibromialgia. A Fibromialgia é uma condição crónica com manifestações de dor, articulações presas e fraqueza extrema. Uma investigação do tipo DB-RCT – Double-Blind, Randomized, Controlled Trial, mostrou-se que a massagem reduz a dor e ansiedade em 74 pacientes que têm fibromialgia.
  • A massagem diminui a dor e a ansiedade, reduzindo a taxa de batimentos cardíacos, tensão circulatória e taxa de respiração. Além disso, promove a produção de hormonas de relaxamento.
  • A massagem ajuda a tratar a artrite. A Artrite ou inflamação articular é uma condição conhecida por ser uma inflamação crónica das articulações que causam danos à cartilagem. Um estudo (DB-RCT) mostrou que a massagem terapêutica é usada para o tratamento da dor e rigidez em 40 adultos com dor nas articulações do joelho. Um outro estudo revelou que ter sessões semanais de massagem foi benéfico para 125 pacientes com artrite.
  • A massagem diminui a ansiedade e o esforço. 48 pacientes, internados nos Cuidados Intensivos que sofriam de ansiedade tiveram sessões de massagem sueca, o que se revelou benéfico para reduzir a ansiedade. Este estudo mostrou cumulativamente que a massagem promoveu o relaxamento dos músculos, o aumento da circulação e o alívio da dor. Um outro estudo mostrou também que a massagem reduz a ansiedade e o stress, com a redução da frequência cardíaca e da respiração.
  • A massagem melhora a qualidade de vida das pessoas com VIH/SIDA – Vírus da Imunodeficiência Humana) / (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). As pessoas que vivem com HIV também beneficiam da massagem terapêuticapois a massagem ajuda a melhorar a sua qualidade de vida, a preservar a função imunológica e a reduzir o stress. Outros estudos revelam que a massagem aumenta o número de células imunes.
  • A massagem melhora a qualidade de vida em pacientes com cancro. Muitos estudos foram feitos, o que mostra que a massagem terapêutica reduz a dor, a fadiga e as náuseas em pessoas submetidas a quimioterapia. Outra pesquisa também mostra que a massagem terapêutica reduziu o stress, a ansiedade e a dor, e proporcionou conforto a 343 pacientes com câncer.

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3018656/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17495551
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3577640/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3275589/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28750965
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23251939
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11059502
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15674006
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28660350
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16062163
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18315504

Partilhar:

Deixe um comentário