Consulta de Naturopatia

Introdução à Naturopatia

O Naturopata é o profissional de saúde que aplica terapias naturais. Entre as suas prescrições estão a nutrição, água e exercício. Também práticas de cura natural aprovadas, como homeopatia, acupuntura e medicina herbal, bem como o uso de métodos modernos como Bio-Ressonância, a ozono-terapia ou a Hidroterapia do Cólon. Actualmente, ocorre a mudança de hábitos de vida, o ritmo de trabalho aumenta, e com ele aumenta o stress, temos uma alimentação apressada e deficiente, e a presença da tecnologia nas nossas vidas… Todos estes factores contribuem para a degradação da nossa saúde. Assim, a capacidade de um Naturopata de aplicar métodos naturais de tratamento é de considerável importância.

Um médico que trata uma doença dela ocorrer é um médico medíocre… Um médico que trata uma doença antes que ela aconteça é um médico superior. – Imperador Amarelo

Para muitos, o recurso a um Naturopata é dos últimos, na busca para a solução de um problema de saúde. Prestando cuidados personalizados a cada paciente, o naturopata vê a pessoa como uma unidade holística do corpo, da mente e do espírito. O naturopata recorre a métodos alternativos do diagnóstico, a fim de encontrar uma predisposição no corpo, antes do início da doença aguda, e trata o paciente com terapias específicas e prescreve algumas mudanças no seu estilo de vida.

As Origens da Naturopatia

O filósofo grego Hipócrates, em 400 A.C. acreditava que era possível usar as leis da natureza para induzir a cura a qualquer pessoa. Para Hipócrates, o pai da medicina, a saúde é a expressão de um equilíbrio harmonioso entre vários componentes da natureza do homem, o meio ambiente e os modos de vida. A natureza é o médico da doença. O homem faz parte da natureza e do universo, e a saúde é alcançada vivendo de acordo com esse princípio. Foi a partir desta escola original de pensamento que naturopatia bebeu os seus princípios.

Para Hipócrates, o pai da medicina, a saúde é a expressão de um equilíbrio harmonioso entre vários componentes da natureza do homem, o meio ambiente e os modos de vida. A natureza é o médico da doença.

Naturopatia, ou Cura da Natureza, é sustentada por um princípio fundamental – vis medicatrix naturae – o poder de cura da natureza. A harmonia do corpo é conseguida com nutrição adequada, tratamentos de água, descanso, sol e jejum. Medicina, religião e ciência deverão estar intimamente relacionados e o homem deve ser visto como um todo – um ser físico, mental, emocional e espiritual. A mesma força vital ou chi que compõem o universo e a natureza fluem através do homem e é a sua luxação desta fonte que causa doença. Os primeiros Naturopatas perceberam que se você pudesse restaurar a força vital para o paciente, o corpo se curaria naturalmente.

No século II A.C., o Imperador Amarelo, no Clássico da Medicina Interna, disse que um médico que trata uma doença dela ocorrer é um médico medíocre… Um médico que trata uma doença antes que ela aconteça é um médico superior. Os médicos chineses eram pagos para manter seus pacientes saudáveis e eram demitidos ou não eram pagos se o paciente adoecesse. Isso garantiu um sistema de saúde diferente, não um sistema de saúde doente, como o conhecemos. Infelizmente, esse entendimento mudou para um novo paradigma de espera até que ele o corpo esteja doente, em desequilíbrio, para em seguida corrigi-lo. Esta não é uma medicina inteligente, e parte do papel de um Naturopata é capacitar o paciente a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde. Esta nem sempre é uma tarefa fácil no ambiente hostil, de toxinas e produtos químicos em que vivemos.

Em que consiste um tratamento de naturopatia?

Uma consulta inicial com um Naturopata normalmente leva cerca de uma hora, talvez até mais tempo. Durante este tempo, o Naturopata fará perguntas sobre a sua condição, história médica, dieta e estilo de vida, e quaisquer tratamentos convencionais que possa estar no momento a tomar. O naturopata de consultoria pode então usar iridologia (análise da íris), ou efectua um diagnóstico de língua e unhas para obter uma melhor imagem do seu estado de saúde completo. Se necessário, podem ser feitos testes de patologia adicionais a cabelo, fezes ou análise de sangue. Uma vez que todas as informações são colectadas, é formulado um plano de tratamento que aborda todas as áreas da sua vida, proporcionando ao corpo a melhor chance de se curar. O plano de tratamento pode incluir conselhos sobre dieta, estilo de vida, exercício, fitoterapia, tratamentos homeopáticos ou outros remédios adequados. Um Naturopata também pode encaminhar o cliente para outros profissionais de saúde como parte de uma abordagem integrada de cuidados de saúde.

Contacte-nos, pelo telefone 966 683 273 ou através do nosso formulário de contacto. Estamos em São Domingos de Rana, frente ao Mercado de Tires. A apenas 10 minutos de Cascais. A saída da A5 fica a escassos 500 metros. Atendemos no nosso espaço e também ao domicílio, em clubes desportivos ou nas empresas.