Reflexologia

O que é a Reflexologia?

A Reflexologia é o estudo dos reflexos. As terapias de Reflexologia derivam do princípio de que existem pontos, ou reflexos, no corpo que mapeiam outras partes do corpo: orgãos, membros, glândulas. Por conseguinte, ao aplicar uma determinada forma de pressão nesses pontos, podemos causar um efeito, no local pretendido.

Benefícios das terapias de Reflexologia

A Reflexologia é uma prática não-invasiva, sem contra indicações, e que pode ser utilizada como complemento em qualquer prática ou tratamento médico. Na verdade, a Reflexologia só irá trazer benefícios na maior parte das situações! Por ser óptima para promoção do relaxamento, por aliviar o stress e ajudar o normal funcionamento do organismo, a Reflexologia também é óptima para pessoas saudáveis.

Por via da sua prática, o terapeuta de Reflexologia poderá:

  • Aliviar a tensão, promovendo o relaxamento: a Reflexologia estimula a produção de Oxitocina, que dá sensação de conforto;
  • Aliviar dores: a Reflexologia estimula a produção de endorfinas, para alívio da dor;
  • Melhorar a circulação sanguínea, desencadeando maior fluxo de oxigénio no corpo;
  • Reduzir o stress e a ansiedade;
  • Diminuir insónias: a Reflexologia ajuda na produção de Serotonina, hormona que promove o sono;
  • Combater distúrbios hormonais;
  • Combater distúrbios digestivos;
  • Ajuda a restaurar o equilíbrio corporal.

As várias formas de reflexologia

Existem várias formas de Reflexologia. Conheça-as:

  • Reflexologia Podal: é a mais conhecida. Trabalham-se os reflexos dos pés. É a forma tradicional de Reflexologia, que é adequada na maioria dos casos e situações;
  • Reflexologia Manual: trabalha com reflexos das mãos, para quem não gosta que se toque nos pés;
  • Reflexologia do ouvido, também conhecida como Auriculoterapia: faz uso dos reflexos dos ouvidos. Ao invés daaplicação de pressão, utiliza mini-agulhas ou sementes de mostarda. Veja a nossa página sobre Auriculoterapia;
  • Auriculoterapia facial: como o nome indica, utiliza reflexos do rosto. Adequada para pessoas que não gostam de toque no pé, além disso tem o efeito secundário positivo de relaxar e tonificar o rosto;
  • Auriculoterapia crânio-sacral: combina técnicas de Reflexologia com a integração da Osteopatia e da Terapia Crânio-sacral.

Origens da Reflexologia

A Reflexologia, tal como a conhecemos, é resultado do trabalho do Otorrinolaringologista norte-americano Dr. William Fitzgerald. Foi ele que primeiro propôs a ideia de que o corpo tem “zonas”, e testou a sua tese, publicando livros sobre o tema. Surge depois o Dr. Joe Shelby Riley, que expandiu o estudo e elaborou os mapas de reflexos das mãos e dos pés. A Fisioterapeuta Eunice Ingham, que trabalhava com o Dr. Joe Shelby, aprofundou este trabalho, aprimorando os mapas de pontos de reflexologia usados até hoje.

Apesar de a Reflexologia “moderna”, se quiser, ter a sua origem no trabalho do Dr. William Fitzgerald, do Dr. Shelby Riley e de Eunice Ingham, muitos propõem que a Reflexologia tem as suas raízes nas práticas de Medicina da China e do Antigo Egipto. De facto, é inegável que o paralelismo entre o proposto pela reflexologia e os ancestrais conhecimentos sobre os meridianos, dos chineses, o conhecimento oriental do Chi (energia imanente a tudo), a Acupressão e a Acupuntura que se baseiam justamente nos princípios do Chi. Assim, são muitos os que afirmam que a reflexologia é, de facto, baseada na Medicina Tradicional Chinesa.

Diferenças entre Acupressão e Reflexologia

A Acupressão, técnica da Medicina Tradicional Chinesa, baseia-se no princípio do fluir da Energia Chi. A Acupressão tem como objectivo desbloquear o Chi estagnado no corpo, restaurando o seu fluxo natural por todo o corpo. A Reflexologia, por outro lado, pretende aliviar o stress e reduzir a tensão no corpo.

O taoismo chinês postula que existem 14 meridianos e 800 pontos de pressão espalhados pelo corpo. Já os mapas de reflexos, da Reflexologia, não têm um verdadeiro paralelo com os meridianos.

Pretende marcar a sua sessão de Reflexologia? Contacte-nos hoje mesmo: 966 683 273, ou preencha o nosso formulário de contacto.