Terapia de casal

Porquê Terapia de casal?

A sociedade hoje em dia dá cada vez mais estímulos. Nas nossas vidas, estamos muito mais expostos a uma série de situações para as quais nem sempre estamos preparados. A vida profissional exige cada vez mais tempo e empenho. As crianças precisam de mais tempo e atenção que nunca. Com todas estas circunstâncias, que tempo fica para o casal simplesmente estar junto, e amar?

Uma fase menos boa numa relação a dois não tem que desencadear uma espiral negativa de eventos que, em muitos casos leva a uma separação. A intervenção de um/a terapeuta de casal, quando surgem os primeiros sinais de que a relação não está bem, pode fazer toda a diferença! Quando saber que é momento de falar com o/a seu conjugue, para procurar ajuda, antes de ser tarde de mais?

  • Quando se quebrou a confiança. Quando, por um motivo ou por outro, você perdeu a confiança no seu marido ou na sua mulher, ou quando ele ou ela perderam a confiança em si.
  • Quando as discussões surgem pelos motivos mais insignificantes, e se tornam autênticas batalhas… E por vezes se ultrapassam os limites do respeito.
  • Quando você ou o seu conjugue evitam completamente o conflito. Quando evitam o diálogo.
  • Quando a comunicação é deficiente. Você perdeu a paciência ou a vontade de conversar? Perdeu o ânimo, deixou de ter prazer em dialogar? Ou o seu conjugue já não conversa consigo.
  • Quando você simplesmente sabe que algo não está bem, mas não entende bem o que se passa. Algo não está certo. Antes que seja tarde demais para dialogar.
  • Quando um episódio traumático tornou a convivência difícil. Em certos momentos da vida podem surgir acontecimentos altamente traumáticos, que abalam o casal. Nesses momentos, é melhor procurar ajuda, para que possam lidar com isso.
  • Quando a intimidade diminuiu ou desapareceu, de todo. Chegaram a um momento em que já não existe intimidade. Porque se foram afastando, gradualmente.
  • Quando já não existe contacto sexual. Se o sexo desapareceu das vossas vidas, é importante perceber o que ocasionou isso. Para encontrar formas de lidar com esse problema.
  • Quando aconteceu uma traição. As traições nem sempre ocorrem pelos motivos que o outro imagina. Debater o que aconteceu, perceber os motivos é a melhor forma de lidar com o problema.
  • Quando o nascimento de um filho destabilizou a rotina familiar e afastou o casal.
  • Quando a família interfere na relação.
  • Quando o trabalho é um escape para que você ou o/a seu conjugue se ausente, todo o dia, até talvez nos dias de folga.

As situações acima apresentadas são sintomáticas do que pode acontecer na vida de qualquer casal. O mais importante, independentemente da situação, é agir enquanto é tempo. Reconhecer que houve erros. Mas procurar ajuda. Porque o principal motivo para uma eventual falha de uma terapia de casal é iniciar a terapia demasiado tarde! Quando um dos elementos do casal ou o dois, na sua obstinação, só procuram ajuda quando é tarde demais, as possibilidades de êxito diminuem bastante.

Contacte-nos agora: 966 683 273, ou então preencha o nosso formulário de contacto.