Terapia da Fala

O que é a Terapia da Fala

A Terapia da Fala pode ser útil se o seu filho tem problemas de leitura e ortografia, sabia? Muitas pessoas pensam que a terapia da fala só serve para pessoas que têm dificuldade em produzir certos sons – articulação, ou que gaguejam. Os terapeutas da fala naturalmente que lidam com essas dificuldades. Mas eles também ajudam as crianças com outros tipos de dificuldades de linguagem falada e escrita, como sejam a dislexia, dispraxia e transtorno de processamento auditivo.

Como funciona a terapia fonoaudiológica


O primeiro passo é descobrir que tipo de problema de linguagem a pessoa realmente tem. O terapeuta da fala determina a sua origem e decidirá então qual o melhor tratamento. O terapeuta pode ajudar a criança a desenvolver habilidades, trabalhando com ela em um para um.

O/a Terapeuta da fala pode ajudar com:

  • Problemas de articulação: a criança não fala claramente e produz sons errados;
  • Problemas de fluência: dificuldades com o fluxo de fala, como gaguez
  • Ressonância ou problemas de voz: dificuldades com o tom de voz, volume e qualidade;
  • Problemas de alimentação oral e deglutição: dificuldade em comer ou engolir, produção de baba;
  • Problemas de linguagem receptiva: dificuldade para receber e entender a linguagem;
  • Problemas expressivos da língua: dificuldades em expressar-se na língua;
  • Problemas de linguagem pragmática: dificuldade para usar a linguagem de maneiras socialmente adequadas.

A/o terapeuta da fala utiliza estratégias totalmente personalizadas e adaptadas a cada criança. As estratégias podem incluir:

  • Actividades de intervenção linguística: consiste na construção de habilidades de várias maneiras, incluindo modelagem e dar feedback às crianças. O terapeuta pode usar livros, imagens, jogos. Também podem ser usados exercícios linguísticos para praticar habilidades;
  • Terapia da articulação: o terapeuta da fala modela os sons com os quais a criança tem dificuldade. Pode ser necessário demonstrar como mover a língua para criar esses sons específicos;
  • Terapia de alimentação e deglutição: o terapeuta da fala ensina exercícios específicos para fortalecimento dos músculos da boca. Pode eventualmente ser necessário levar a cabo massagem facial e exercícios de língua, lábios e mandíbulas. Pode também utilizar diferentes texturas alimentares para incentivar a sensibilidade durante a deglutição e ingestão.

Os benefícios da terapia da fala ou fonoaudiológica

A terapia da fala ajuda as crianças a falar mais claramente. Com isso, resultará que se sentem em geral mais confiantes e menos frustrados no momento de falar com os outros. As crianças que têm problemas de linguagem podem tirar muitos benefícios sociais, emocionais e académicos ao ter terapia da fala. Isso é um facto! Os pais e mães dos meninos que realizaram ou ainda realizam sessões de terapia da fala no nosso espaço referem sempre um melhor aproveitamento escolar dos seus filhos e uma maior auto-confiança, no decorrer do tempo!

As crianças com problemas de leitura, tais como dislexia,podem beneficiar com terapia da fala, pois vai ajudá-los a ouvir e a distinguir sons específicos em palavras. Isso pode melhorar as habilidades de compreensão de leitura e incentivar as crianças a ler.

A terapia da fala é especialmente benéfica quando as crianças começam cedo. Estudos referem que 70 por cento das crianças em idade prá-escolar com problemas de linguagem que tiveram terapia da fala mostraram claras melhorias nas habilidades linguísticas.

Resultados que pode esperar da terapia da fala

O trabalho do seu filho com um terapeuta da fala pode durar vários meses ou até mesmo por alguns anos. Depende das necessidades de cada criança.

O terapeuta da fala dará ao seu filho estratégias para lidar com os obstáculos de forma mais eficaz. O terapeuta vai dar actividades para praticar em casa com o objectivo de reforçar as habilidades que seu filho está aprendendo. As crianças que fazem melhores progressos são aquelas cujas famílias se envolvem no seu tratamento.

A terapia da fala não é uma solução imediata. Implica um trabalho árduo durante muitos meses ou talvez mesmo anos. Mas os resultados irão sem dúvida surpreende-lo/a e superar as suas melhores expectativas!