Massagem Shiatsu

O que é o Shiatsu?

Shiatsu é uma palavra japonesa, cujo significado literal é “pressão do dedo”, e é conhecido para muitos como acupuntura sem agulhas. O Shiatsu é uma terapia de manipulação manual, desenvolvida no Japão no início do Século XX, como resultado do ressurgimento de terapias médicas tradicionais do Japão, incluindo acupuntura e massagem Anma. O Shiatsu é desenvolvido a partir da integração de terapias manuais japonesas tradicionais com os modernos e científicos conhecimentos médicos ocidentais. O Shiatsu consiste na aplicação de pressão em pontos específicos, com o objectivo de atingir e manter o bem-estar físico e mental, tratar doenças ou aliviar desconforto. Esta terapia é considerada holística pois olha para a pessoa como um todo, ao invés de focar numa queixa específica. Os pontos de acupressão geralmente concentram-se nos mesmos das chamadas vias energéticas (de Qi ou Chi).

Como o shiatsu pode beneficiar a sua saúde e bem-estar?

O Shiatsu é uma terapia não invasiva que pode ajudar a reduzir o stress e contribuir para o bem-estar geral. O Shiatsu pode ser estimulante e revigorante ou calmante e sedativo, dependendo do objectivo da sessão. Pode ser utilizado com eficácia no tratamento de uma ampla gama de condições internas, másculo-esqueléticas e emocionais. Permite reduzir a rigidez muscular, estimular a pele, ajudar a digestão, influenciar o sistema nervoso. O Shiatsu é usado para tratar uma ampla gama de condições crónicas, como sejam as dores de cabeça, as enxaquecas, a fadiga, as insónias, a fibromialgia, o stress e ansiedade, as dores nas costas pescoço e articulações. O Shitasu tem uma forte reputação de reduzir o stress e aliviar náuseas e vómitos. Também é adequado para melhorar a circulação e impulsionar o sistema imunológico. Muitas pessoas tratam distúrbios digestivos: diarreia, indigestão e outras desordens do trato gastrointestinal.

O Shiatsu é reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde, a nível internacional. Em Portugal é reconhecido também pelo Sistema Nacional de Saúde como uma terapia complementar, com reconhecido efeito terapêutico.

Quais os princípios do shiatsu?

O Qi ou Chi é um dos conceitos fundamentais da medicina chinesa/japonesa. Chi é a energia vital que percorre os nossos corpos e está subjacente a todo o seu funcionamento. Chi flui em caminhos específicos, chamados de meridianos. O terapeuta Shiatsu acessa o Chi através de pontos ao longo dos meridianos. A saúde está presente quando há Chi em abundância nos meridianos e o fluxo é desobstruído. Quando o Chi se torna deficiente ou fora de equilíbrio, ou o seu fluxo é obstruído, surgem sintomas… Pequenos sinais como constipações, dores de cabeça semanais ou diárias, dores no corpo, dores musculares ou dificuldades digestivas. Estas são algumas indicações do desequilíbrio do Chi. O Shiatsu estimula e harmoniza o fluxo de Chi em todo o corpo.

O terapeuta de Shiatsu é treinado para reconhecer padrões de desarmonia no corpo, mesmo antes do aparecimento dos primeiros sinais físicos. As mudanças são subtis são indicações de um desequilíbrio que, deixado sozinho, pode progredir até um ponto onde os sintomas aparecem. O equilíbrio pode ser restaurado com uma avaliação adequada e sessões de Shiatsu regulares. Os terapeutas de Shiatsu também oferecem recomendações de estilo de vida e actividade.

O que acontece numa sessão de Shiatsu?

No início da sessão, o terapeuta avalia o cliente para determinar se há padrões de desequilíbrio presentes. É importante avaliar o “estado do Chi” para que o terapeuta dê ao cliente a sessão terapêutica mais eficaz. Em seguida, o terapeuta elabora um plano que dará ao cliente o benefício terapêutico, de acordo com suas necessidades pessoais.

A Massagem Shiatsu usa uma variedade de técnicas manuais de pressão, toque, alongamento, para acessar o Chi vital do corpo. Quando a energia do paciente é baixa ou deficiente, o terapeuta usa técnicas específicas para aprimorar e vitalizar o QI. Quando o cliente está estressado ou ansioso, o terapeuta pode empregar técnicas para dispersar o excesso de energia, a fim de regular o Chi. Assim, o Shiatsu trabalha para aliviar as condições, restaurar o equilíbrio e promover a saúde. Um programa regular de shiatsu, para manutenção e para prevenção, é uma excelente maneira de manter o bem-estar e melhorar a vitalidade. Uma sessão de Shiatsu por mês pode funcionar bem para manter o equilíbrio para alguns. Mas para outros, com um trabalho de elevada tensão, muitas exigência profissionais e familiares, com um estilo de vida hiperativo, falta de exercício, ou outros fatores podem exigir sessões de Shiatsu com mais regularidade.

Pretende saber mais? Deseja marcar agora a sua sessão de Shiatsu connosco? Contacte-nos: 966 683 273. Ou, se preferir, preencha o nosso formulário de contacto.