Consulta de Homeopatia

O que é a Homeopatia?

A Homeopatia é uma medicina que procura curar o paciente e encontrar a sua essência e profundidade e não apenas tratar os sintomas de modo superficial. Vai à raíz das queixas do paciente durante a consulta – anamnese, anotando todos os sinais e sintomas, as palavras, os gestos, o tom de voz , todos estes pormenores são importantes para compreendê-lo e curá-lo. Para, no final do processo, escolher e prescrever o remédio que melhor se adequa a cada paciente. É por isso uma Medicina holística e individualizadora que procura identificar a causa do problema, ir no fundo à verdadeira natureza e essência da pessoa e dar um remédio que irá curá-la no seu Todo , nos planos mental , físico e espiritual. Um remédio que a irá harmonizar e estimular a sua força vital . Restaurar o seu equilíbrio. Encontrar a sua Essência.

Dr Samuel Hahnemann , o Pai da Homeopatia sentiu que a doença era a totalidade dos sinais e sintomas. Quando a sensação do paciente é descrita a um nível local e geral , reúne a sua totalidade numa imagem cristalizada da própria doença . Isto ocorre porque a sensação descreve exatamente o que é , tanto ao nível físico como mental , tornando -se a expressão de todo o ser num nível mais profundo. É totalmente a um nível subtil , não humano e energético . Este nível energético é a força vital em si. Quanto mais perto um homeopata chega à sua expressão , mais clara fica a sua imagem do todo do paciente e assim é possível atingir a cura duradoura e permanente.

A importância da anamnese na Homeopatia

Para prevenir doenças , tratar e curar com sucesso uma pessoa devemos compreendê-la de um modo holístico , completo, global no seu todo. Olhar para uma pessoa como um ser completo e inteiro, uma entidade completa em si mesma , não apenas uma coleção de órgãos, como o cérebro , fígado , rins pâncreas, coração, vesicula, bexiga, etc.

A Medicina convencional encara o indivíduo como um conjunto de órgãos e processos fisiológicos mas do ponto de vista da Homeopatia e outras medicinas alternativas esta informação está toda no plano físico. Muito fica por explicar. Questões importantes como “o que faz uma pessoa única” , “o que faz com que uma pessoa se torne rica e bem – sucedida e outra carente e lutadora” , “uma pessoa feliz e outra infeliz com medos e frustrações”? Cada pessoa é um mundo de características e diferenças, de especificidades e particularidades que a tornam única e individual e , por isso, tão especial. Cada pessoa é única, diversa, diferente e, assim, neste contexto, cada caso clínico é único para um Homeopata.

Para compreender a pessoa que recorre a um homeopata é fundamental que este a ouça , observe, deixe falar sem interromper , anote tudo o que ela expressa na consulta – anamnsese, porque o faz de uma forma profunda e diferente. Com Ciência mas também com Arte. A Ciência e a Arte de curar com Homeopatia assenta em 200 anos de trabalho e investigação científica desenvolvido pelo Dr Samuel Hahnemann .

A Homeopatia hoje

A Homeopatia é uma verdadeira Medicina Holística com fundamentos , farmacopeia e métodos próprios. Atualmente com várias escolas de pensamento , estabelecida e exercida hoje em dia em muitas clínicas e hospitais.
Segundo Vithoulkas, um homeopata de renome internacional :

“é absolutamente certo e visionário que a Medicina de hoje está no limiar de uma profunda e radical mudança e que em breve abraçará as novas possibilidades que a Homeopatia lhe oferece”.

“É certo também que as pessoas querem sobretudo readquirir a saúde perdida, não se preocupam com vagas especulações mas exigem sim o seu equilíbrio psicossomático perdido a fim de enfrentar os desafios que a civilização tecnológica lhes tem imposto. A Homeopatia pode ajudar a humanidade enferma neste empenho e ser um valoroso trunfo para a evolução mental e espiritual mais rápida do ser humano”. Assim poderá enfim regressar à sua Essência. Por isso é que a Homeopatia se distingue da Medicina convencional pois olha para o paciente de um modo mais abrangente e , objetivamente, a 3 níveis: Nível Físico ; Nível Mental ou Emocional e Nível Espiritual. Estes três Níveis , em essência , podem descrever-nos na totalidade.
O Nível físico descreve o corpo físico. O Nível Mental ou Emocional descreve como nos sentimos no geral e como reagimos às situações da vida , aos acontecimentos mais ou menos marcantes que nos afetam psicologicamente. Este é um plano mais subtil do que o nível físico mas extremamente importante para um homeopata.

Os relacionamentos com os outros, o ambiente sócio-cultural que nos rodeia , as emoções como a apatia , tristeza, alegria , entusiasmo, raiva, medo luxúria, ganância , inveja, orgulho , entre tantas outras na nossa multiplicidade de sentimentos e emoções são fundamentais para compreender , estudar e tratar o doente. Os sintomas mentais são mais tidos em conta do que os físicos numa consulta homeopática porque definem o ser na sua essência e verdade emocional e são estruturantes para a sua personalidade e natureza. Um homeopata pergunta ao paciente os seus hábitos alimentares, a sua ocupação profissional , as modalidades (melhoria e agravamento dos sintomas) que remetem para a Matéria Médica.
O Nível espiritual é ainda mais subtil do que os dois anteriores e inclui fenómenos como a intuição, cura espiritual, cura reconectiva, cura reikiana, fé e espiritualidade.

O ABC da Homeopatia

A Homeopatia é uma forma de medicina segura e eficaz que age estimulando o sistema defensivo do organismo contra a doença , ajudando o corpo a curar-se a si próprio e a reencontrar o estado de equilíbrio a que chamamos saúde .
É uma Medicina alternativa ou complementar à convencional que atua em doenças agudas e crónicas adaptada a todos os estádios da vida humana , podendo ser usada por todas as idades inclusive crianças e lactentes e mulheres grávidas ou a amamentar.
O termo Homeopatia tem origem grega , vem de “homeos” que significa igual e “pathos” doença. Simplificando , a Homeopatia consiste no tratamento de uma doença usando uma substância que ao ser tomada por um indivíduo saudável , produz os mesmos sintomas da pessoa doente.

O doente é tratado no seu todo e as alterações no plano físico são consideradas e relacionadas com o estado mental e emocional.
Na Homeopatia não tratamos doenças mas sim pessoas que sofrem das doenças. Isto separa a Medicina Homeopática da Convencional. Os sintomas do doente são a tentativa dos mecanismos de defesa para ultrapassar o estado de doença. Logo faz sentido estimular a resposta destes em vez de contrariar a resposta do corpo.

Os medicamentos homeopáticos estimulam a resposta natural do corpo à doença , de modo eficaz e seguro.

As Leis da Homeopatia

São cinco as Leis da Homeopatia , a saber:

  • Lei dos Semelhantes “ Similia similibus curentur”, semelhante cura o semelhante
  • Lei da Prova, vem na sequência da primeira e confere à Homeopatia carácter científico pelo fator reprodutividade pois a experimentação das substâncias com efeito medicinal , sempre que repetida em circunstâncias iguais, produz sempre os mesmos resultados. Cada medicamento produz efeitos ao nível mental , emocional e físico e neste nível em todos os órgãos. A compilação de todos os quadros clínicos constitui uma Matéria Médica.
  • Lei do Medicamento único, as provas são feitas apenas com a administração de um medicamento único que ao ser bem aplicado resolve todos os sintomas do doente. Por isso só se pode considerar homeopatia usando uma substância mineral ,animal ou vegetal de cada vez.
  • Lei da Dose Mínima que defende o uso de apenas a dose mínima da substância necessária ao estímulo das defesas do organismo
  • Lei de Hering, surge no século XIX e defende que a cura se dá de cima para baixo, de dentro para fora e na ordem inversa do aparecimento dos sintomas.

Homeopatia no nosso Espaço

Na Sementes d’Amor temos à várias especialidades à sua disposição. Entre essas especialidades, temos a Homeopatia. O nosso espaço fica em frente ao recinto do mercado de Tires, a escassos 300 metros do centro de São Domingos de Rana, e a apenas 3 km de Carcavelos e da Parede. Se vem de Cascais, Estoril ou Oeiras, estamos a apenas 2 minutos da saída da A5 de São Domingos de Rana e Carcavelos. Pretende marcar uma consulta de Homeopatia no Espaço Sementes d’Amor? Contacte-nos: 966 683 273.

Autoria: Pedro Amaral – Homeopata e Biólogo.

Item adicionado ao carrinho.
0 items - 0.00