6 de Janeiro, o Dia de Reis! Sabe qual o signifgicado do dia de reis? Porque se comemora? Desde quando? Então saiba mais, continuando a ler. Aproveitamos para lhe desejar um Feliz Dia, e já agora, não esqueça de comer uma deliciosa fatia de bolo rei!
O que é o Dia de Reis?
O Dia de Reis é uma festa cristã comemorada em vários países do mundo. No Brasil, é celebrado no dia 6 de janeiro, enquanto em outros países, como os Estados Unidos, é celebrado no primeiro domingo depois do Epifania (6 de janeiro).
O Dia de Reis celebra o dia em que os três reis magos, também conhecidos como os três sábios, chegaram à cidade de Belém para adorar Jesus, que nasceu pouco antes. De acordo com a Bíblia, os reis magos seguiram uma estrela para encontrar Jesus e lhe trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra.
Além de ser uma celebração religiosa, o Dia de Reis também é um feriado em muitos países e é comemorado com muita alegria e festividade. As pessoas costumam se reunir com a família e os amigos, e muitas vezes há celebrações públicas, como desfiles de rua com personagens fantasiados de reis e rainhas.
Desde quando se celebra o dia de reis
A celebração do Dia de Reis tem raízes antigas e remonta ao século III d.C. Na época, os cristãos começaram a comemorar o dia em que os três reis magos chegaram a Belém para adorar Jesus. No entanto, a data oficial da celebração do Dia de Reis foi estabelecida somente no século IV, quando o Papa Leão I instituiu o Epifania como um feriado cristão. Desde então, o Dia de Reis tem sido celebrado em vários países do mundo, principalmente na Europa e América Latina.
Como o Dia de Reis se celebra em vários países
As tradições do Dia de Reis variam de país para país. Aqui estão algumas das tradições mais comuns em alguns países:
Portugal: A noite de 5 de janeiro e madrugada de 6 é conhecida como a ‘Noite de Reis’. É tradicionalmente celebrada com animação. Em alguns locais assinala-se o fim da ‘Festa’. Em casa, as pessoas recolhem os presépios. Desfazem-se as árvores de Natal, os enfeites voltam para as caixas.
Nas ruas, grupos de pessoas juntam-se e vão de porta em porta para ‘Cantar os Reis’ ou ‘Cantar As Janeiras’, canções tradicionais sobre a vida de Jesus e de saudação às famílias. Como agradecimento, os donos das casas convidam os reiseiros a entrar e oferecem iguarias da quadra natalícia. O mais importante é o afamado Bolo Rei, que não falta nas mesas portuguesas.
Brasil: no Brasil, a celebração do Dia de Reis foi trazida pelos portugueses durante a colonização e tornou-se uma parte importante da cultura brasileira. Em determinadas regiões, as tradições do Dia de Reis são parte do patrimônio cultural imaterial. Uma das tradições mais comuns do Dia de Reis são as apresentações do Terno de Reis.
As celebrações do Dia de Reis são conhecidas popularmente como Folia de Reis ou Reisado e estão difundidas por todo o Brasil. Uma das práticas mais tradicionais da celebração são as visitações de grupos musicais, os Terno de Reis, às residências. Os grupos cantam, e suas canções têm letras religiosas. Em agradecimento, os grupos recebem alimentos. Por vezes, esses grupos também têm dançarinos e instrumentistas, e todos eles usam trajes tradicionai. Os alimentos são em geral entregues para obras de caridade.
Espanha: Em Espanha, o Dia de Reis é um feriado nacional e é comemorado de maneira muito semelhante ao Portugal. As pessoas costumam reunir com a família e com os seus amigos para celebrar a ocasião e para trocar presentes. Recorde-se que em Espanha é tradicional realizar a troca de prendas nos reis, e não no Natal, como é vulgar na maioria dos países católicos.
Em muitos locais são realizados desfiles de rua com personagens fantasiados de reis e rainhas. Em algumas cidades, também é comum ver cavalhadas, ou desfiles de cavaleiros fantasiados, e muitas pessoas comemem a ocasião comendo roscón de reyes, um bolo típico da época.
Itália: Em Itália, o Dia de Reis é conhecido como Epifania e é comemorado com muita alegria e festividade. As pessoas costumam se reunir com a família e os amigos para celebrar a ocasião e trocar presentes, e há desfiles de rua com personagens fantasiados de reis e rainhas. Além disso, é comum ver pessoas andando pelas ruas com bandeiras e cantos alegres, e muitas pessoas comemem a ocasião comendo panettone, um bolo típico da época.
França: Em França, o Dia de Reis é conhecido como La Fête des Rois. muitos aproveitam para reunir com a família. Em alguns locais ainda há desfiles de rua com personagens fantasiados de reis e rainhas. Além disso, é habitual comer o galette des rois, um bolo típico da época feito com massa folhada e recheado com frutas cristalizadas.