Método Pilates

O Metodo

Joseph Pilates, o criador do Método Pilates, estudou diversos meios de terapias físicas como por exemplo a Ioga, para aprimorar o seu novo método de exercícios. Apesar de existir uma forte influencia da Ioga, não existe qualquer referencia a mantras nem a meditação no Pilates. A técnica consiste em utilizar os diversos recursos físicos para se alcançar um objetivo. Muitos poderão pensar que o propósito do método era terapêutico, mas na realidade o objetivo primeiramente desenvolvido por Pilates era melhorar a condição física geral do/a praticante, praticando o que Joe chamou de exercicios corretivos. Pode-se encontrar no método exercícios de alongamentos bem como de respiração, sendo estes últimos usados de acordo com a formação e técnica de cada profissional.

O método Pilates pode trazer diversos benefícios aos seus praticantes, tais como:

  • Diminuição do risco de AVC – Acidente Vascular Cerebral;
  • Diminuição do risco de cancro de mama em um terço;
  • Diminui o risco em vinte e cinco por cento no surgimento de outros canceres;
  • Diminui o risco de morte por problemas cardíacos;
  • Ganho de força corporal;
  • Melhoria do tonus muscular;
  • Melhora a respiraçao;
  • Melhor equilíbrio;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Diminuiçao do nivel de estresse,
  • E muitos outros…

Em 10 sesões você sentirá a diferença. Em 20 sessões verá a diferença. Em 30 sessões terá um corpo novo.

– Joseph Pilates

Como surgiu o Método Pilates

O metodo Pilates, que no início se chegou a chamar Centrologia, foi inventado pelo alemão Joseph Pilates. Joseph, ou Joe, como também é conhecido, nasceu na Alemanha em 1883, teve uma carreira diversificada: chegou a ser artista circense e foi até modelo para aulas de anatomia. Mas foi depois da primeira grande guerra que Joe desenvolveu o metodo. Ele estava na Inglaterra quando foi detido num campo de concentração. Acredita-se que na prisão, utilizando as molas das camas, passou a praticar exercícios diários, ajudando assim na recuperação dos doentes e dos demais internos. Com a Alemanha mergulhada numa depressao economica, Pilates decidiu mudar para os Estados Unidos, onde abriu seu primeiro estúdio, destinado aos atletas de elite e bailarinos.

O metodo pouco ortodoxo de Joe tinha como objectivo a mudança dos corpos das pessoas através de um treinamento vigoroso e sem muita gentileza. Era inevitável que muitos dos seus alunos precisassem de mais cuidados e de exercícios adaptados. Assim, Joseph desenvolveu novos métodos e abordagens de acordo com as necessidades mais específicas dos seus alunos. A partir daí uma escola de alunos de Joe surgiu e devido a uma falta de treinamento formal para o ensino do método, sucedeu que, anos depois de sua morte já não se sabia ao certo quais os exercicios que eram oriundos do próprio Joseph Pilates. Mas foi justamente esta diversificação que tornou o Pilates conhecido mundialmente, principalmente porque o método poderia ser utilizado por diversas pessoas independente do problema que eles tivessem. Hoje existe uma ampla gama de aplicação do método, seja no campo terapêutico ou no atlético. Graças a Joseph e à sua maravilhosa invenção, hoje podemos ter um método de exercícios físicos que é destinado não apenas para um grupo restrito de atletas, mas para todos aqueles que desejam ter um corpo forte e saudável. Quer seja nos aparelhos ou nos exercícios praticados no solo, fazer Pilates é muito mais que um momento, muito mais que uma moda, Pilates é verdadeiramente atemporal!

Partilhar: