Osteopatia Pediátrica

O que é a Osteopatia Pediátrica?

A Osteopatia Pediátrica ou Infantil é a área da Osteopatia que se dedica especificamente à fase de crescimento e desenvolvimento físico e motor do corpo humano. Desde o nascimento até à adolescência (dos 0 aos 18 anos), através de um exame físico, o/a osteopata avalia o alinhamento de todas as estruturas, nomeadamente da coluna vertebral, crânio e membros.

Utilizando exclusivamente técnicas de terapia manual, o terapeuta promove o alinhamento das estruturas desalinhadas e confere elasticidade aos tecidos em tensão, para prevenir futuros desalinhamentos. Isto permite resolver as consequências dos traumatismos decorrentes do parto ou de qualquer fase do crescimento, e contrariar e prevenir os padrões que levam a “más posturas”. Os efeitos são essencialmente ao nível do aparelho locomotor, mas também dos outros sistemas, uma vez que todos estão interligados. Em simultâneo, é fundamental o ensino aos pais e educadores e à criança ou jovem, a partir do momento em que já colabore, de estratégias para aplicar em casa e no dia-a-dia.

O acompanhamento pelo Osteopata deve ser feito ao longo do tempo, com especial foco nos picos de crescimento, ou conforme indicação do próprio em função de cada situação.

Leia também este artigo sobre osteopatia pediátrica.

Pretende saber mais? Pretende marcar uma consulta para o seu bebé? Contacte-nos! Pelo telefone 966 683 273, ou pode preencher o nosso formulário de contacto.

Partilhar: