Osteopatia Ginecológica e Obstétrica

Sobre a Osteopatia Ginecológica e Obstétrica

A osteopatia ginecológica e gestacional ou obstétrica decorre de uma necessidade da osteopatia dar resposta a uma necessidade de personalizar a terapia manual ao período de gestação e ao processo embriológico. Entre as destinatárias da osteopatia obstétrica estão as mulheres com um historial de infertilidade, as grávidas que procuram ajuda com expectativas de que o seu perído de gestação seja o mais saudável possível para si e para o feto, ou as mamãs que necessitam de ajuda para mais rapidamente recuperaram do parto. A osteopata vai avaliar e tratar as disfunções femininas mais frequentes.

O corpo da mulher sofre um diversas transformações durante e após uma gravidez. É uma fase de particular sensibilidade e reactividade do corpo da mulher a todos os estímulos, alimentos, medicamentos. Assim, sabendo que vivemos numa época em que o recurso a fármacos é uma prática constante, neste período de gravidez e parto, a mulher deve ser particularmente cautelosa na toma de qualquer tipo de substâncias, pois corre o risco de não respeitar devidamente o processo desenvolvimento do feto. Para se abordar uma grávida há necessidade de ter em consideração diferentes aspectos como o espaço ocupado pelo feto e as compressões produzidas por ele e ao mesmo tempo toda a adaptação estrutural ocorrida durante as diferentes fases da gestação. 

O tratamento de osteopatia obstétrica oferece benefícios particulares para as mães expectantes e novas. Várias pesquisas mostram que a osteopatia pode reduzir a dor traseira e pélvica durante a gravidez e o trabalho de parto. Também pode ser usada para solucionar problemas de amamentação.

Além disso, a osteopatia ginecológica e obstétrica dá resposta a problemas próprios da infertilidade. É analisada a idade puberal, observando por exemplo as alterações do ciclo menstrual ou da infertilidade feminina. Não esquecendo nunca a panóplia de alterações que podem ocorrer na esfera visceral, estrutural, neuro-vegetativa, neuro-endócrina e hormonal.

Está interessada em saber mais sobre osteopatia obstétrica? Pode ligar agora: 966 683 273. Ou então, visite a nossa página de contactos clicando aqui.

Partilhar: