Osteopatia

Osteopatia no desporto: benefícios

A Osteopatia no desporto tem cada vez mais um peso na nossa sociedade porque atualmente a prática de atividade física tem feito de alguma forma cada vez mais parte do nosso quotidiano. Seja por lazer ou para alta competição, a procura da boa forma física tem sido sempre e cada vez mais associada a uma perspectiva de saúde e bem estar.

Grande parte das lesões desportivas acontecem por um desequilíbrio postural do atleta ou por um elevado ritmo de treino e competição sem o devido descanso ou até mesmo por uma má utilização de um equipamento de musculação.

O treino e o descanso são igualmente importantes para uma boa performance de um atleta e isto nem sempre é respeitado.

Qualquer perda de mobilidade de uma articulação, de um músculo, de ligamentos pode provocar um desequilíbrio no estado de saúde.

Para um atleta, uma simples contractura ou uma dor crónica altera de alguma maneira as suas performances. Os atletas submetem o seu corpo a vários constrangimentos importantes. O conjunto de estruturas biomecânicas é solicitada tais como articulações, músculos, tendões e ligamentos.

O osteopata saberá, pela sua ação específica sobre o conjunto do corpo reconhecer e tratar as verdadeiras causas das dores que estão a limitar a prática de qualquer atividade desportiva, seja ela praticada por atletas amadores ou por atletas de alto rendimento.

Os melhores resultados obtidos com o tratamento por osteopatia são os problemas ditos funcionais, isto é, dores em que não sabemos ao certo a sua causa, mas que nos incomodam. Isto acontece frequentemente com os atletas.

Um organismo bem equilibrado não irá sofrer sobrecargas gastando menos energia para a prática de atividade desportiva. Graças ao trabalho do osteopata a recuperação dos atletas após lesão é cada vez mais rápida, corrigindo os desequilíbrios biomecânicos dos atletas ajudando-os a restabelecer a biomecânica muscular e articular mais rapidamente.

O exame de osteopatia irá optimizar uma maior quantidade de oxigénio e energia a nível muscular favorecendo a sua potência e resistência, conseguindo assim o aparecimento de melhores resultados desportivos.

As lesões nos jovens atletas são cada vez mais frequentes. As suas capacidades estão no auge e é exigido um enorme esforço físico. O seus corpos estão ainda em crescimento, e isso torna-os mais vulneráveis a lesões.

Felizmente, os seus corpos regeneram mais facilmente. Um osteopata terá mais facilidade em auxiliar o corpo de um jovem atleta a ter as capacidades de se auto curar.

A maior parte das equipas desportivas de qualquer desporto, desde o atletismo passando pelo boxe, râguebi, basquetebol, futebol, natação, etc, possuem um osteopata na sua equipa médica focado na prevenção e manutenção melhorando os desempenhos desportivos e prevenido possíveis lesões dos seus atletas.

Um exemplo é o Osteopata Carl Todd, o osteopata consultor da prestigiada equipa de futebol Chelsea e da seleção Inglesa de Futebol. Isto denota a importância dada a esta terapia e que é possível obter melhores resultados desportivos com a utilização da Osteopatia.

Existem inclusive associações como a OSCA (The Osteopathic Sports Care Association) que se dedicam em exclusivo a temas relacionados com a utilização da osteopatia no desporto.

Assim qualquer exame de osteopatia, seja de prevenção de lesão ou para reestabelecer qualquer tipo de lesão irá optimizar as performance de um atleta como também ajuda-lo a sentir-se mentalmente mais confiante para qualquer prova desportiva.

Não deixe de praticar o desporto que gosta, nem deixe que antigas lesões pela prática de desporto ou do trabalho impeçam o seu dia-a-dia.

Se vai iniciar-se também no desporto, ou o seu filho está a iniciar a prática de alguma modalidade, não deixe de prevenir o seu bem estar e proporcionar-lhe um maior rendimento com a ajuda da Osteopatia. Marque a sua sessão através do tel: 966 683 273.

Deixe um comentário

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00