Terapias

Tem Fonoaudióloga em Cascais ou Sintra?

Procura um/a Fonoaudiólogo/a em Cascais ou em Sintra?

Está no lugar certo! A Sementes d’Amor tem duas fonoaudiólogas no Espaço. Em Portugal, a fonoaudiólogia é conhecida por Terapia da Fala. 🙂 Agora que já sabe… vamos saber o que pode uma Terapeuta da Fala fazer para ajudar um filho ou familiar?

A terapia da fala, ou terapia fonoaudiológica é uma prática terapêutica que se concentra em melhorar o discurso e habilidades de uma criança para entender e expressar a linguagem, verbal e não-verbal. A terapia inclui os seguintes aspectos:

  • Coordenação da boca para produzir sons para formar palavras e frases, para abordar a articulação, fluência e volume da voz;
  • Compreender e expressar a linguagem para abordar o uso da linguagem através de formulários escritos, pictóricos, corporais ou de sinais, e uso da linguagem através de sistemas de comunicação alternativos, como a comunicação online;
  • Tratamento de distúrbios da deglutição.

O seu filho precisa de intervenção precoce?


Algumas crianças até podem ter uma boa pronúncia e podem até ser leitores precoces, mas podem precisar de terapia de fala para melhorar a linguagem pragmática, que é o processo de usar linguagem verbal e corporal apropriadamente em situações sociais para fins quotidianos, como sejam ter conversas e fazer amigos.

Algumas crianças podem necessitar de terapia fonoaudiológica por terem condições médicas como lesão cerebral ou uma infecção que afecte a sua capacidade de se comunicarem, ou terem algum tipo de incapacidade identificável, como síndrome de Down. Os serviços de terapia da fala começam normalmente na primeira infância e continuam quando as crianças entram na escola e começam a comunicar-se com a língua escrita.

Veja também a página de Terapia da Fala.

Partilhar:

Deixe um comentário