Notícias | Nutrição | Terapias

A Acupuntura pode auxiliar na Hipertensão?

Sabia que o principal factor de risco associado à morte em Portugal é a hipertensão? A hipertensão está directamente associada à doença cardiocerebrovascular, que é responsável pela morte de dois em cada cinco portugueses. O dia Mundial da Hipertensão é já 17 de Maio. Este dia serve para alertar e sensibilizar as pessoas para este problema de saúde. Em especial agora, importa chamar a atenção para a hipertensão, que parece esquecida, quando tanto se fala em outros problemas de saúde!

Este ano, a Sementes d’Amor vai levar a cabo acções de sensibilização relativamente à hipertensão. Veja mais à frente tudo sobre esta iniciativa. Mas antes, vamos perceber um pouco melhor o que é a hipertensão? Comecemos pelo princípio…

O que é a pressão arterial?

A pressão arterial é a pressão (ou tensão) do sangue, bombeado pelo coração, contra as paredes das artérias do seu corpo. Pode pensar: “como assim, pressão?” Bem, imagine que o corpo de uma pessoa comum tem aproximadamente 100.000km de artérias, veias e vasos capilares! Agora imagine que o seu coração tem de ser capaz de, a todo o momento, bombear sangue para todo o seu corpo, para esses 100.000km de vasos. Impressionante, não é? Para complicar um pouco as coisas, quando você está deitado, a força que o seu coração tem de fazer, para bombear o sangue para todo o corpo, é uma. Quando você se levanta, nem que fosse apenas por acção da gravidade, o seu coração terá logo de começar a bombear sangue com mais intensidade. Quando você faz exercício, essa intensidade terá de ser ainda maior. Assim, como pode imaginar, Esta pressão sanguínea não é constante.

Para mais, os elementos que ingerimos interferem com a nossa pressão arterial. Como já deve saber, há alimentos conhecidos por, se ingeridos em excesso, entupirem as artérias. Como pode imaginar, se uma artéria estiver obstruída, ainda que parcialmente, o trabalho do coração para bombear o sangue vai ficar mais difícil. É por isso, grosso modo, que as pessoas têm acidentes vasculares.

O que é a hipertensão?

A hipertensão arterial é um aumento anormal da pressão ou tensão sanguínea. Por isso, algumas pessoas chamam pressão alta a esta situação de saúde.

Fatores de risco:

  • O histórico familiar: o risco de pressão alta é mais prevalente entre filhos de quem já tem hipertensão;
  • A idade: a partir dos 60 anos de idade, as artérias perdem a sua flexibilidade;
  • A obesidade: é um dos principais factores de risco;
  • A poluição;
  • O stress: outro factor importante de risco;
  • A ingestão de álcool em excesso;
  • Sono irregular, disúrbios do sono;
  • A menopausa;
  • O tabaco;
  • O consumo de sal em excesso;
  • O sedentarismo;
  • A diabetes;
  • Os problemas renais;
  • O hipertiroidismo.

Prevenir e combater a hipertensão

Percebendo quais as causas, então tem desde logo a possibilidade de alterar alguns aspectos do seu estilo de vida. O que está desde logo ao alcançe de todos é diminuir o consumo de sal, fazer exercício físico moderado, regular e disciplinar o sono, reduzir o consumo de álcool e de sal, respirar ar puro e perder peso.

Aproveite também para conhecer alguns dos benefícios da Acupuntura na hipertensão, lendo este artigo em Ki puncture.

Então temos desde já três propostas para si:

Sensibilização para a hipertensão

A Sementes d’Amor, em parceria com a Ki Puncture, está a promover três iniciativas relativas ao problema que se traduz, em termos práticos, na principal causa de morte em Portugal.

1 – Caminhada de Alerta para Hipertensão Ki Puncture + Sementes d’Amor

Vamos organizar uma bela e acessível caminhada, junto do mar, na manhã de Sábado, dia 15 de Maio, às 10:00h. Esta caminhada será feita no passeio marítimo de Carcavelos. O evento demorará sensivelmente uma hora, sendo que a caminhada terá uma duração aproximada de 30 minutos, mais o aquecimento, os alongamentos, mais aferição de pressão arterial e aprendizagem de técnicas de auto-shiatsu. O ponto de Encontro será no parque de estacionamento , na Estrada Marginal, em Carcavelos, mesmo em frente à “Pasttorinha”. A inscrição é gratuita.

É aconselhável trazer roupa confortável e calçado apropriado para caminhar. Traga também uma garrafa de água e “snacks”.

Vamos realizar uma acção de sensibilização, que consiste

2 – Campanha especial: desconto de 30% em Sessão de Acupuntura e de 15% nos packs

Para sensibilizar toda a população para este tema, estamos a oferecer um desconto especial de 30% em sessão da Acupuntura direccionada para a hipertensão, até dia 17 de Maio. Os packs adquiridos até esta data terão também um desconto especial de 15% sobre o valor do pack!

Aproveite esta oportunidade única para conhecer melhor esta milenar técnica, no nosso Espaço, com Bruno Santos.

3 – Desafio pela sua saúde: venha visitar-nos a 17 de Maio

Como última acção alusiva ao problema da tensão alta, ou hipertensão, convidamos todos a virem visitar o Espaço Sementes d’Amor, para fazer um despiste à pressão alta. Venha aferir a pressão arterial, verificar o seu perímetro abdominal, e venha conhecer outros sinais de alerta. Por fim, pode tomar um chá connosco!

Quer saber mais sobre estes temas? Ligue-nos: 966 683 273. Ou então visite o nosso Espaço, na Rua Serra da Estrela, Loja 51-A, em São Domingos de Rana, Cascais. O nosso Espaço fica a apenas 5 minutos de Parede, Carcavelos, ou Oeiras. Ou a 10 minutos de Cascais, do Estoril ou de Paço d’Arcos. De que está à espera para nos fazer uma visita hoje?

Partilhar:

Deixe um comentário

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00