O que é a psicomotricidade em contexto clínico?
A Psicomotricidade em contexto clínico é desenvolvida em ambientes estruturados e assume duas diferentes abordagens: preventiva e terapêutica. Ambas as abordagens apresentam vários benefícios. No entanto, como diz o velho ditado “mais vale prevenir que remediar!”.
A abordagem preventiva permite estimular o desenvolvimento do indivíduo através de padrões de desenvolvimento psicomotores encontrados na maioria da população, com o intuito de melhorar a qualidade de vida. Desde a infância, com foco na estimulação das competências do desenvolvimento infantil, até ao envelhecimento com intuito de promover um envelhecimento ativo e saudável, através da manutenção das competências físicas, cognitivas e socioemocionais.
Por sua vez, a abordagem terapêutica é desenvolvida num ambiente especializado e estruturado, com o objetivo de corrigir problemáticas a nível psicomotor, com base nas competências psicomotoras, como por exemplo: tonicidade, noção do corpo, motricidade global e fina, entre outras, que influenciam o processo de aprendizagem ou desenvolvimento motor do indivíduo.
Também atua desde a infância ao envelhecimento.
Na criança e no jovem, esta terapia vai trazer benefícios a indivíduos com:
- Perturbações do Espetro do Autismo
- Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção
- Dificuldades de comunicação
- Dificuldades de aprendizagem: dislexia, discalculia, …
- Dificuldades em gerir emoções
- Baixa tolerância à frustração
Na Pessoa Idosa, os benefícios centram-se fundamentalmente na superação de competências, em indivíduos com:
- Dificuldades de equilíbrio e/ou quedas frequentes;
- Sintomas depressivos;
- Diagnóstico demencial: Doença de Alzheimer, Parkinson, …
- Desinvestimento corporal
Venha ter connosco à Clínica Sementes d’Amor para fazer uma avaliação! Estamos abertos de Segunda a a Sábado. Ligue agora: 966 683 273. Ou então preencha o nosso formulário de contacto, que entramos em contacto considgo.
Não esqueça que vale mais prevenir que remediar!
Autoria: Psicomotricista Ana Silvano