Estarei com depressão ou é apenas tristeza?
A depressão é provavelmente a doença do século. O mundo está deprimido. Isso é facto! Mas isso não quer dizer que tudo caiba no diagnóstico de depressão. É frequente, quando se consulta o “doutor google”, tirar conclusões precipitadas.
No entanto, nada substitui um diagnóstico real, realizado por um/a psicólogo. No nosso espaço, temos três psicólogas preparadas para o/a ajudar, ou para ajudar os seus familiares.
A Depressão tem sido uma das perturbações psicológicas mais discutida e avaliada devido à enorme quantidade de pessoas que afectou e afecta…
Ou pela enorme confusão entre uma tristeza saudável reactiva às situações de vida e uma perturbação do humor. No entanto, e apesar de tudo, permanece o facto de que cada vez mais pessoas se encontram medicadas e em tratamento de uma situação depressiva.
Uma em cada quatro pessoas sofre de depressão
Dá que pensar! É fácil fazermos contas e percebermos que existem pessoas que passam por situações como esta, com muito sofrimento, e sem perceberem que não se trata apenas de tristeza que persiste em ficar.
É importante perceber que para além de tristeza prolongada e desinteresse, a pessoa deprimida fica sem vontade ou prazer em levar a cabo actividades que, anteriormente, considerava como agradáveis e sente-se sem energia ou com cansaço persistente.
De uma forma geral, podemos encontrar queixas relacionadas com as funções vitais do seu organismo. Assim, dá-se normalmente uma modificação do apetite (falta ou excesso de apetite), as horas de sono também ficam alteradas (sonolência ou perda de sono) e o desejo sexual diminui gradualmente… Há que ter atenção a estes sinais que são muito importantes!
Ao mesmo tempo que todo o corpo começa a manifestar a presença da depressão, é frequente as pessoas deprimidas sentirem-se inúteis e sem valor, com a auto-estima muito em baixo, terem ideias relacionadas com a morte, sentirem-se incapazes de iniciar tarefas que desenvolviam com facilidade.
Poderá considerar que já muitas pessoas sentiram algumas destas queixas ocasionalmente, sobretudo depois de terem passado por situações ou acontecimentos que as marcaram negativamente.
No entanto, é fundamental estar atento à forma como estas queixas se podem tornar uma constante na sua vida, começando de forma gradual.
A depressão é diferente nas mudanças de humor que todos temos pela permanência dos sintomas que a acompanham.
As companhias indesejáveis que, por vezes, tem associadas são: a ansiedade e/ou perturbação de pânico. É importante também saber que a depressão não escolhe idades e pode durar desde alguns meses a alguns anos – infelizmente, com falta de tratamento adequado é bem possível que a situação se arraste indefinidamente… De acordo com a sua duração, a depressão pode ser episódica, recorrente ou crónica.
É importante não deixar uma depressão arrastar-se. Estamos aqui para o/a ajudar, ou para ajudar o seu ou a sua familiar. Temos psicólogas preparadas para o/a ajudar, seja qual for a situação!
Se sente que precisa de ajuda ou tem algum/a amigo/a ou familiar a seu cargo que pode precisar de ajuda, contacte-nos! Pode ligar agora: 966 683 273. Estamos em São Domingos de Rana, perto de Carcavelos e Parede.